terça-feira, 27 de setembro de 2011

O CIÚME DE PHILIP ROTH

Philip Roth, 78 anos, autor norte-americano considerado por muitos o maior escritor vivo, usa em seus romances, temas recorrentes e as vezes até o mesmo personagem.
Em "O ANIMAL AGONIZANTE" ele fala do desejo sexual do homem mais velho, do ciúme e do envelhecimento.

"Há uma criatura tão linda que todo mundo tem medo de se sentar ao lado dela. O lugar ao lado da mulher mais bonita do mundo - está vazio. Então você vai e se senta ali. Mas agora esse tempo passou e nunca mais você vai ter tranquilidade, vai ter paz. Eu ficava preocupado por ela andar de um lado para outro com aquela blusa. Ela tira a jaqueta, e eis a blusa. Tira a blusa e eis a perfeição. Um rapaz um dia vai encontrá-la e levá-la embora. Vai levá-la de mim, que despertei seus sentidos, que lhe dei sua estatura, que fui o catalisador que tornou possível sua emancipação, que a preparou para ele.
Como é que sei que um rapaz vai levá-la embora? Porque eu já fui o rapaz que o teria feito. "

O ANIMAL AGONIZANTE de PHILIP ROTH. TRADUÇÃO de PAULO HENRIQUES BRITTO, COMPANHIA DAS LETRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário